Dicas para a compra do seu usado

15-04-2011 14:37

Por DMF

1.  Não se deixe enganar pela quilometragem indicada no odometro do velocímetro, pois ela pode facilmente ser adulterada. Procure guiar se pelas dicas abaixo.

 

 

  1. Abra a tampa do cofre do motor, examine o líquido de arrefecimento; ou seja, a água do reservatório. Se estiver limpa ou com coloração de aditivos mostra que o motor não sofreu aquecimento na mão do proprietário anterior. Se o líquido estiver com cor de pó muito acentuada, desconfie e mande um bom mecânico examinar o motor.

 

 

 

  1. Retire a vareta do óleo ou a tampa do bocal de entrada de óleo do motor para verificar se não foi feito uma tróca de óleo incorreta. Exemplos: se o óleo original do motor for mineral e acidentalmente for trocado por um óleo sintético, poderá formar uma massa pastosa obstruindo as galerias de fluxo interno de óleo do motor.

 

 

 

4.Veja os pedais de freio, embreagem e aceleração do veiculo. Você poderá observar se a desgastes acentuados nos mesmos. Com isso poderá perceber se o proprietário anterior desse veículo possuía um comportamento nervoso, o qual poderá trazer desgastes e futuras avarias para outros componentes do veículo.

 

 

 

  1. Observe o freio de estacionamento. Se não estiver segurando direito o veículo e sua posição de descanso estiver muito alta, significa que futuramente você terá problemas de pastilhas de freio, discos, cubos e lonas de freio traseiras. Ou seja, se o freio de mão estiver muito alto, significa que todos esses componentes possuem desgaste acima do normal.

 

 

 

 

6. Verifique se algum dos amortecedores encontra se vencido. Você poderá fazer um teste rápido precionando o veículo para baixo em determinada parte. Se você notar que apenas o lado que foi precionado para baixo cedeu facilmente, enquanto que os outros lados pouco abaixaram, significa que aquele amortecedor encontra se vencido. Um amortecedor vencido pode ocasionar grandes acidentes em curvas perigosas. Se você mesmo assim decidir ficar com o carro, troque imediatamente o amortecedor.