Como aumentar a potência do seu carro

20-04-2011 14:41

Por DMF

 

 

Para você que não abre mão de ter um carro potente, mas não quer gastar muito com isso. Elaborei logo abaixo algumas dicas de ouro que serão muito úteis para você:

 

 

 1-Troca de comando de válvulas

 O comando de válvulas é responsável por controlar o tempo de abertura das válvulas de escape e admissão. Quanto mais ar, mais combustão, o que acaba gerando um aumento de potência considerável. Um comando de válvulas mais “nervoso” é uma boa opção para aumentar a potência. Por outro lado, o consumo também aumentará.

 

 

2-Aliviar o volante do motor

 O volante do motor é responsável por transferir a energia mecânica do movimento do virabrequim para a transmissão e para as rodas. Se você aliviar o volante, precisará de menos torque para vencer a inércia e ganhar rotação. Com isso, o giro sobe mais rápido e você não precisará fazer reduções de marcha com tanta freqüência. Mas fique atento! Uma redução exagerada da massa do volante fará com que ele perca a capacidade de acumular energia, automaticamente obrigando a fazer mais reduções de marcha. Isso acabará afetando as retomadas de velocidade e arrancadas do carro.

 

 

3-Redimensionar o coletor de escape

 O coletor de escape é responsável por retirar dos cilindros os gases resultantes da combustão, permitindo a admissão de ar renovado para formar um novo ciclo. Aumentar o fluxo desse coletor reduz a contrapressão e faz com que ele admita mais ar renovado. Isso aumentará a combustão e automaticamente irá gerar mais potência.

 

 

4-Controle de ignição

 As velas possuem uma bobina que converte a tensão da bateria, gerando a combustão no cilindro. Quando um carro sai da fabrica, usa sempre menos tensão que o limite de sua bobina. Aumentando a potência da faísca, você aperfeiçoa a queima de combustível, aumenta o tempo de vida útil das velas, reduz emissões e em muitos casos até reduz o consumo de combustível. Quando você faz alguma modificação que aumenta a potencia do motor, é essencial a instalação de um controle de ignição mais potente.

 

 

5-Remapeamento

 O módulo da injeção eletrônica tem a função de controlar a quantidade de combustível injetada no motor. Atualmente os módulos são auto-adaptativos. Em casos de pequenas alterações no motor, não precisam ser modificados. Na maioria dos carros a resposta do módulo tem um pequeno retardo em relação ao comando do acelerador. A solução para isso seria um remapeamento. Esse processo deixaria o carro mais sensível aos toques do acelerador.